Blog destinado à divulgação de conhecimento, na área de Biologia. Especialmente sobre aves e mamíferos.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Falco sparverius - Quiriri

Falco sparverius.

Quiriquiri



Local: Serra Santa Helena – Sete Lagoas



Nome Científico:Falco sparverius ( Linnaeus, 1758)
Nome Popular: Quiriquiri, gavião mirim, gaviãozinho


ReinoAnimalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Grupo: Falcões
Espécie: F.sparverius
Tamanho: 23 – 27 cm de comprimento
Habitat: campos aberto, borda de matas, áreas urbanas.
Alimentação: insetos e pequenos animais.


Características
Pesa 85 a 140 gramas, mede de 23 a 27 cm de comprimento. O macho é cinza azulado no alto da cabeça e asa, enquanto as costas e cauda são marrom avermelhado, finamente estriada de negro. Uma larga faixa negra sub terminal na cauda e ponta branca. As partes inferiores são brancas, com pontos pretos no peito e barriga, mais densos nos lados do corpo. Possui um desenho de lágrima, negra, abaixo do olho; uma outra linha vertical no lado da cabeça e um ponto negro na nuca ( Write, ET AL. 1994 ).
Já a fêmea tem as costas e asas marrom avermelhada, com as estrias negras finas, sem o cinza azulado do dorso do macho. As partes inferiores são de tom marrom alaranjado claro. Os filhotes já saem do ninho com a plumagem do sexo correspondente.


Alimentação 
É composta principalmente por invertebrados. Eventualmente o quiriquiri também apanha pequenos vertebrados, como camundongos, cobras e aves. Caça a partir de poleiros fixos, naturais ou artificiais. A presa é capturada e morta no solo, sendo carregada depois para o poleiro ( Antas,2005 ). Além disso, em épocas de revoadas de insetos, pode caçar saúvas, libélulas e cupins em pleno vôo, os quais captura com os pés comendo aonda em pleno vôo.

Reprodução
Geralmente fazem ninhos em ocos naturais ou artificiais, colocando até 4 ovos, com período de incubação de 27 a 32 dias, os filhotes voam entre 29 a 31 dias após o nascimento. Bastante agressivo contra invasores, os pais fazem vôos rasantes sobre o intruso, os filhotes tem como técnica de defesa do ninho se virar de barriga para cima com as asas abertas com as garras em posição de ataque para intimar o invasor (obs.pess.Willian Menq). Por ser extremamente territorial, qualquer ave de rapina maior que passa por seu território, o quiriquiri o persegue dando vôos rasantes nas costas do invasor.

Hábitos
Ocupa áreas urbanas, margens de estradas e ambientes abertos, produzidos pela atividade humana. É muito ativo durante todo o dia, principalmente durante o período da reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário